..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags ..Header { text-align: center; ; tags . .Header { text-align: center; ; tags . -->

terça-feira, 21 de junho de 2011

COLÔNIA DE FÉRIAS - ATIVIDADES RECREATIVAS

 
Variação da atividade - Corrida de caixa de sapato


Esta brincadeira também pode ser feita com caixas de sapatos, colocando uma caixa na frente da outra e pisando dentro delas até a linha de chegada. Continuação da Brincadeira: Depois da competição, espalhe folhas de jornal, revistas e caixas de sapato em um círculo limitado. A quantidade de bases (jornal, revistas ou caixas) deverá equivaler ao mesmo número de alunos. Cada aluno deve pisar sobre uma das bases. Apite para iniciar a brincadeira. Ao som do apito, eles devem ir trocando de posições com os amigos, mas sempre pisando na base do mesmo material. Ao som do apito, eles devem mudar de material, mas para isso, terão que negociar com o amigo que está na base ao lado para poder trocar. Conforme as crianças forem aprendendo a brincadeira, retire uma das bases, deixando de fora quem sobrar. Ganham os três que ficarem por último.




OBJETIVOS:
•Reconhecimento do próprio corpo, dos movimentos e dos objetos;
•Desenvolvimento das habilidades básicas motoras gerais de locomoção, sua exploração e uso;
•Controle dos objetos carregados, equilíbrio para que não caiam da bandeja, deslocar-se com destreza progressiva no espaço, correr, pular os obstáculos e manter o equilíbrio.
•Exploração de movimentos e ritmo de deslocamento sem deixar cair nenhum objeto;
•Atenção, concentração, velocidade, resistência e flexibilidade corporal e emocional;
•Desenvolvimento da atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.




OBJETIVOS:
•Habilidades de coordenação motora básica;
•Atenção, equilíbrio, concentração, domínio dos objetos;
•Capacidade física-lateralidade;
•Uso das habilidades motoras básicas de locomoção e não locomoção (sua exploração e uso);
•Noções de habilidades espaço-temporal;
•Desenvolvimento das capacidades físicas: força, resistência, velocidade e coordenação;
•Desenvolve a percepção, exploração dos movimentos, experimentação e orientação no espaço com objetos.




OBJETIVOS:
•Desenvolvimento pessoal;
•Domínio do próprio corpo;
•Equilíbrio;
•Educação do movimento;
•Reconhecimento da capacidade e possibilidade individual.




OBJETIVOS:


•Controle do próprio corpo;

•Desenvolvimento da coordenação motora;
•Domínio dos objetos;
•Equilíbrio;
•Combinação de habilidades, como: arremessar com a devida força, recuperar o objeto, dosar a altura do arremesso;
•Percepção visual;
•Atenção;
•desenvolvimento de ações individuais e com o amigo.

Brincadeiras para todos!!!!
Habilidades trabalhadas: coordenação motora equilíbrio, esquema e expressão corporal, velocidade e atenção.

Objetivos para crianças de 0 a 3 anos:

* Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;

* Trabalhar a expressão corporal com gestos, mímicas, ritmos diferenciados, utilizando o corpo como meio de comunicação e expressão nas brincadeiras e demais situações de interação.

Objetivos para crianças de 4 a 6 anos:

* Explorar diferentes características do movimento, como força, velocidade, flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e potencialidades do corpo.

* Realizar movimentos de preensão, encaixe e lançamento para ampliar as possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(RCN's, Conhecimento de Mundo, 1998, v3, p.27)


ATIVIDADES:

1-) MÚSICA E O CORPO - Peça às crianças para realizarem movimentos nos quais possam reconhecer e identificar as partes do corpo em si e nos colegas. Use músicas infantis que falem das partes corporais. O selo Palavra Cantada tem algumas opções.

2-) SOU EU MESMO - Deite as crianças sobre um papel Kraft grande e contorne a sua silhueta. Depois, peça para desenharem o rosto e as roupas. Você pode pedir para o amiguinho desenhar o outro e depois trocarem.

3-) GUARDA ROUPA - Este é um importante exercício para as crianças exercitarem a percepção de esquema corporal. ** junte várias roupas velhas; ** explique às crianças que elas terão que se vestir sozinhas. Invente uma dinâmica para esta atividade, como por exemplo, quem se vestir primeiro e corretamente ganhará um ponto.

4-) BARALHO GIGANTE COM BONECOS - Essa é uma atividade bem conhecida, mas que deve ser realizada durante todo o ano. Desenhe figuras de pessoas em diferentes posições corporais ou recorte-as de revistas. Mostre-as às crianças e peça que reproduzam com o corpo esta posição.
Dica: vá, aos poucos, dificultando a atividade com a escolha de posições mais complicadas.

5-) EXERCÍCIOS EM PROGRESSÃO - Esta é uma atividade simples e objetiva, que desenvolve a coordenação motora, o equilibrio e a velocidade. Realize pequenas corridas na quadra alternado a velocidade. Comece dizendo que vão se deslocar como uma tartaruga (bem devagar) e vá aumentando a velocidade. Atenção! Com os mais novos, tome mais cuidado: corra perto deles, utilize distâncias curtas e sem nenhum obstáculo. Para os mais velhos, já é possível propor corridas com curvas, parando e continuando etc.

6-) PREENSÃO MANUAL - Trabalhe com objetos, como pegador de macarrão de plástico, prendedores de roupas etc. Primeiramente, as crianças os manuseiam trabalhando a preensão e, depois, transportam pequenos objetos de um lugar a outro com o pegador ou prendedor (tem que pegar e soltar o objeto no local solicitado).

7-) LANÇAMENTOS- Desenhe com giz círculos pequenos, médios e grandes no chão. Distribua aos alunos tampinhas de refrigerantes ou objetos similares para que  tentem acertar os círculos.

Atividades retiradas do encarte do Guia Prático - Educação Infantil -

FONTE: http://www.miguelitoeducacao.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário